IDB garante 12 medalhas e 9 troféus na Olimpíada de Matemática da Unicamp – OMU 2025 Notícias

  15/09/2025 11:52

IDB garante 12 medalhas e 9 troféus na Olimpíada de Matemática da Unicamp – OMU 2025

O Nordeste mais uma vez brilhou nas competições nacionais. Vários estados da região conquistaram premiações em uma das mais disputadas olimpíadas de matemática do país. O Piauí manteve sua posição de liderança, alcançando troféus de Destaque Nacional Feminino e Destaque na Redação Matemática, também na categoria feminina.

O Instituto Dom Barreto levou cinco equipes para a fase final da competição, que exigiu habilidades em raciocínio lógico, álgebra, geometria, teoria dos números, grafos, análise funcional, topologia e aritmética. Com treinamentos constantes realizados pela equipe de professores, nossos alunos conquistaram não apenas prêmios, mas também sorrisos, aplausos e a admiração do público presente.

Na cerimônia de premiação, o Piauí teve grande destaque com tantos chamados ao pódio. Nossos alunos choraram, sorriram e brilharam na OMU. A cada instante, os olhares e os aplausos eram direcionados aos nossos dombarretanos.

Parabenizamos todas as equipes que participara da competição desde a 1ª fase, em que alunos se esforçaram para quebrar as barreiras do conhecimento aprendendo conceitos novos e fazendo associações para concluir as questões.

Entre as equipes do Ensino Médio, destacaram-se:

  • Pyagi-do, formada por Geovanna Magalhães, Joana Zanon e Luis Eduardo Veloso, que conquistou medalha de bronze, sob a orientação do professor mestre Aldenor Lemos;
  • Nome Automático 36914, composta por Arthur Victor, Marcelo Antônio e Davi Baia, que recebeu medalha de prata, sob a orientação do professor mestre Lucas Cassiano.
  • Trinômio de Newton, composta pelos alunos Antônio Carlos, João Ricardo Vieira e Daniel Bezerra, os quais chegaram ao final da competição com muito empenho e brilhantismo, sob a orientação do professor mestre Francisco Jones.

Já no Ensino Fundamental, sob a orientação do professor doutorando Thássio Luan, o Instituto Dom Barreto e o Piauí alcançaram reconhecimento inestimável:

  • A equipe Phoenix, formada por Sayuri Oda, Maria Luiza Martins e Rafaela Maria Araújo Marim, conquistou medalha de bronze e o troféu de Destaque Nacional Feminino;
  • A equipe D.P.A.: Detetives da Progressão Aritmética, com as brilhantes Bruna Pilar, Júlia Soares e Bianca Lustosa, obteve todas as premiações possíveis: medalha de ouro, troféu de Destaque Nacional Feminino e troféu de Destaque em Redação Matemática.

O Instituto Dom Barreto reafirma, assim, seu compromisso e dedicação, investindo fortemente em matemática e em professores preparados para oferecer o melhor à comunidade dombarretana.

Deixamos nosso agradecimento especial aos professores mestres Paulo Aírton e Francisco Jones, que se dedicaram ao treinamento dos alunos do Ensino Médio; ao nosso coordenador de matemática, professor doutor Afonso Norberto, que, com sua liderança, organizou a equipe e direcionou os professores de forma estratégica; e à psicóloga Hélem Meneses, cujo trabalho foi fundamental para garantir o equilíbrio emocional dos alunos. Um agradecimento mais que especial para toda equipe de matemática que deste o início do ensino fundamental ao final do ensino médio trabalha majestosamente para entregar os melhores resultados do Piauí e do Brasil.

Agradecemos também à nossa diretora Marcela Rangel, que sempre incentiva as Olimpíadas do Conhecimento em nosso colégio.

O Instituto Dom Barreto encerra sua participação na OMU 2025 com um resultado grandioso: 12 medalhas e 9 troféus, todos conquistados pelo mérito e brilhantismo de nossos estudantes. Vale ressaltar que não são apenas medalhas, mas sim as experiências vividas no decorrer do processo. Cada erro e acerto vai ecoar por toda vida fazendo-os melhorar suas habilidades e tornando-os cidadãos do mundo.

Coordenação de Olimpíadas

Professor Lucas Cassiano

INSTITUTO DOM BARRETO