15/06/2023 14:05
Os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto, das turmas da Unidade Centro, turnos manhã e tarde, tiveram a oportunidade de embarcar em uma emocionante e enriquecedora viagem ao Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sul do Estado. Acompanhados por seus professores, os estudantes tiveram a chance de vivenciar de perto a rica história e a deslumbrante beleza natural dessa região, considerada patrimônio mundial pela UNESCO.
A viagem foi uma oportunidade única para os alunos vivenciarem e explorarem o aprendizado fora das salas de aula. Essa experiência extracurricular enriqueceu suas perspectivas acadêmicas e pessoais, incentivando-os a explorar novos campos de interesse e a considerar carreiras relacionadas à história, à arqueologia, à ecologia e à conservação ambiental.
“No 6º Ano, os alunos estão estudando as Grandes Civilizações e a ideia da viagem surgiu como uma grande oportunidade de fazer com eles tivessem essa vivência e experiência que estão diretamente ligadas aos assuntos vistos em sala de aula. Além disso, eles fortaleceram os laços, a interação social, a responsabilidade e autonomia. Afinal, foram três dias longe dos pais. O saldo foi muito positivo”, explicou o professor Wanderson Moura.
Ao adentrar o Parque Nacional da Serra da Capivara, os alunos se viram imersos em um verdadeiro tesouro histórico. Eles tiveram a oportunidade de visitar os sítios arqueológicos e de conhecer pinturas rupestres feitas por povos ancestrais que habitaram a região há milhares de anos, além da visita às comunidades e aos Museus.
As narrativas dos guias trouxeram à tona a história dessas antigas civilizações, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre a evolução humana e a cultura dos povos pré-históricos que ali viveram.
Os alunos ficaram maravilhados com a oportunidade de conhecer, de pertinho, parte da história e seus registros. Júlia Borgneth, aluna do 6º Ano, comentou sobre a viagem e relatou um pouco da experiência vivida. “Eu nunca tinha ido ao município de São Raimundo Nonato e nem ao Parque. Descobri muitas coisas novas durante a nossa estadia lá, principalmente na visita ao Museu do Homem Americano”.
O brilhante Bruno Nascimento descreve a viagem como única. “Aproveitei muito os três dias de viagem. Foi uma experiência muito boa. Estar naquele ambiente aprendendo sobre a sua história foi um momento único”.
Além da riqueza histórica, o Parque é um paraíso para os amantes da natureza. Durante a viagem, os alunos puderam explorar trilhas que ofereciam vistas deslumbrantes da paisagem circundante. Essa imersão na natureza despertou a consciência ambiental dos estudantes, incentivando-os a valorizar e a preservar os recursos naturais.
Para a aluna Maria Cecília Viana, a parte mais legal da viagem foi na trilha e no museu onde puderam ver os fósseis. “Me surpreendi com a Pedra Furada e com as pinturas. Um lugar muito lindo!”, explicou a dombarretana.
Sem dúvidas, a iniciativa vai deixar saudades e será um registro riquíssimo na memória dos nossos brilhantes. Em agosto será a vez dos alunos do 6º Ano da Unidade Leste. Já estamos ansiosos aguardando por esse momento.