Notícias
14/03/2017 21:05
Os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental estão praticando, em sala de aula, um exercício voltado para a leitura e interpretação de textos e enunciados chamado de Atividade Diagnóstica. Esta atividade apresenta os seguintes objetivos: verificar a aprendizagem dos assuntos explorados até o momento; identificar conteúdos que precisavam ser mais explorados ou retrabalhados; e habituar os alunos à realização de uma atividade com menor interferência do professor e dentro de um tempo mais delimitado.
A Atividade Diagnóstica é realizada dentro dos horários de cada disciplina. Os alunos executam a atividade com autonomia em classe e, em seguida, após a análise das atividades, é feito um comentário em sala discutindo aquilo que foi identificado e algumas respostas que foram coligadas.
Durante a atividade, os alunos fazem leitura do enunciado das questões, assim como leitura e releitura dos textos, sempre trabalhando a administração do tempo diante da execução de cada atividade e também da elaboração das respostas.
No último sábado, 11 de março, a equipe de professores do 3º Ano se reuniu com os pais dos alunos para explicar, de forma mais detalhada e abrangente, a prática realizada em sala como forma de auxiliar melhor os estudos dos filhos em casa.
A professora de Ciências, Lícia Maria, que faz parte da equipe pedagógica, comentou como foi participar do encontro e o intuito da reunião.
“Nós, em sala de aula, apresentamos uma didática de como fazer leituras e releituras de enunciados de textos, usando estratégias. E o nosso objetivo, nessa reunião, foi ensinar aos pais, principalmente das crianças que estão com dificuldade de ler textos e enunciados, a utilizarem as mesmas estratégias que utilizamos. Portanto, com a Atividade Diagnóstica, foi possível fazer uma avaliação entre as crianças que conseguem fazer leitura, que têm autonomia de ler enunciados e tentam responder, de forma completa, ao objetivo que foi proposto”.
Durante a reunião, os professores destacaram alguns pontos, com os quais os pais devem ficar atentos, e repassaram detalhes importantes para que as crianças consigam executar a Atividade em casa, como, por exemplo, procurar estabelecer um tempo para realização de cada atividade, estimular a criança a expressar aquilo que ela não está entendendo e também ler, junto com a criança, observações feitas pela professora em atividades corrigidas.
Para a professora de História e Geografia, Sâmia Sampaio, a reunião foi positiva. “Foi um momento muito válido, especialmente porque tivemos a oportunidade de nos aproximarmos mais dos pais dos alunos, podendo compartilhar nossas estratégias de sala, para que eles possam também executá-las em casa”, finalizou.
Paz e Bem!