Dia Mundial da Água
Notícias

  22/03/2017 07:00

Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, o mundo inteiro comemora o Dia da Água. A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta ressalta sua grande importância na vida das pessoas, bem como a necessidade de conscientizar a população a cuidar e preservar esse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o intuito de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais, e, sobretudo, da água. Na ocasião, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, documento composto de dez artigos que focam na condição essencial da água para o planeta Terra e para a continuidade da vida.

Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem promover atividades no dia para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

Tema do dia Mundial da Água

Desde 1994, em todo 22 de março, a ONU escolhe um tema central para as comemorações do Dia Mundial da Água. As campanhas são educativas e de conscientização. Este trabalho de marketing social e ambiental tem cinco objetivos estratégicos.

1 – Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;

2 – Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;

3 – Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;

4 – Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;

5 – Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os objetivos de desenvolvimento sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

Para 2017 e 2018, a ONU definiu os temas que balizarão os debates em torno da temática dos recursos hídricos. Agora em 2017, as discussões serão sobre Água Residual, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade (resfriamento de equipamentos, por exemplo). Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será Soluções Naturais para a Água.

Problemas e Soluções no mundo

Apesar das melhorias registradas no mundo em muitos domínios da gestão e utilização de recursos hídricos e das capacidades técnicas existentes para lidar com muitas questões, continuam a subsistir problemas graves.

Além do acesso ainda inexistente em muitos locais a redes de abastecimento e saneamento, salientam-se os problemas relacionados à escassez (física) de recursos hídricos disponíveis.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos. Este aumento estará relacionado ao consumo não sustentável de água para a agricultura. Em 2050, serão necessários 60% a mais de alimentos para alimentar o planeta, enquanto a agricultura continuará a ser o maior consumidor de água em nível mundial.

Os cenários de alterações climáticas podem também acentuar alguns dos problemas de escassez no futuro, através da sua influência sobre componentes do ciclo hidrológico, nomeadamente a temperatura, a precipitação e a evapotranspiração.

Em algumas regiões, a agricultura intensiva, o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano serão os responsáveis pela contaminação de origens de água, reduzindo a sua disponibilidade.

Brasília sediará o próximo encontro em abril de 2018

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos. É o maior evento do mundo com a temática dos recursos hídricos. A capital brasileira, que concorria com Copenhague (Dinamarca), foi eleita em fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), em Gyeongju (Coreia do Sul), para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018.