Notícias
27/03/2017 20:37
Nesta semana, os alunos do Maternal II trabalharão um projeto que propõe uma abordagem mais focada na linguagem e expressão corporal. É o projeto “Abra a roda tin dô lê lê”, que dará às crianças a oportunidade de vivenciar diversas atividades com dança, dramatização e canto, através da exploração de letras e parlendas.
Para quem não sabe, parlendas são versinhos com temática infantil, recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças, como por exemplo, a parlenda do elefante.
“Um elefante amola muita gente
Dois elefantes… amola, amola muita gente…
Três elefantes… amola, amola, amola muita gente…
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais…”
Com este projeto, os alunos estarão ampliando e melhorando seu repertório oral, pois as cantigas e parlendas trabalhadas são instrumentos comunicativos, sendo, desta forma, linguagens que permitem às crianças compreendere a realidade que as cerca através dos sons e dos gestos que a música proporciona.
As práticas trabalhadas na proposta contribuirão também para despertar a curiosidade, a imaginação, o desenvolvimento de memorização, da socialização, dos movimentos corporais e do raciocínio lógico. “Peixe Vivo”, “Pombinha Branca” e “A canoa virou” são algumas das parlendas trabalhadas durante esta semana com os pequenos brilhantes.
O projeto terá continuidade durante todo o ano. A professora do Maternal II, Glória Rocha, explica que os alunos absorvem os assuntos de forma mais rápida quando trabalhados em cantigas e parlendas.
“Nossos alunos conseguem alcançar rapidamente o que é proposto no projeto. Eles terminam o dia já sabendo exatamente o que viram. O melhor é que o ‘Abra a roda tin dô lê lê’ não encerra nesta sexta-feira. Ele começa hoje e será associado a outros projetos que se encaixam nesta temática, como, por exemplo, o Projeto Junino, que é uma continuação do que estamos vendo agora. Então, logo será dado ênfase novamente”, conclui a professora.