Notícias
11/04/2017 12:10
Nesta segunda-feira, 10 de abril, os pais dos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental ao da 3ª Série do Ensino Médio se reuniram, no Convívio Cultural, para a terceira edição do Projeto “Família em Pauta”. Na ocasião, o Serviço de Psicologia do IDB trouxe à Escola, para da dar continuidade à abordagem de temas transversais, o médico gastroenterologista, Antonio de Barros Araújo Filho, para ministrar a palestra “Prevenção do Álcool e Outras Drogas na Adolescência”.
O intuito do encontro foi discutir e mostrar os riscos e os danos do uso do álcool na adolescência. “A idéia geral, além de expor os riscos, é instrumentalizar os pais sobre o assunto para que eles possam conversar melhor com seus filhos a respeito do tema. “Os adolescentes estão cada vez expostos a situações de risco e oferta de álcool, o doutor Antonio de Barros aprofundou os detalhes de como prevenir e como cuidar do organismo”, explicou a coordenadora do Serviço de Psicologia do IDB, Delite Barros.
O uso de álcool na adolescência é desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda está se desenvolvendo. O consumo de álcool pode atrapalhar seu amadurecimento normal, causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção. As alterações no amadurecimento normal do cérebro nesta fase da vida serão para sempre.
Prejuízos de memória e atenção irão resultar em dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar. Estas dificuldades poderão levar a uma baixa autoestima que, por sua vez, pode levar a um aumento do consumo de álcool realimentando o circuito.
O médico, que possui mestrado em Hepatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e também é pai de aluno do IDB, comentou sobre a importância de discutir esse tema com outras famílias que fazem parte da comunidade dombarretana.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o álcool é hoje, no Brasil, a maior causa de adoecimentos e mortes e responsável por sessenta e quatro doenças, além de muitos problemas de natureza familiar, acidentes de trânsito e violência. Então, o álcool é uma substância em que permeiam uma série de fenômenos sociais. Hoje, falamos no contexto da adolescência, dos seus riscos, dos problemas que isso pode causar na vida de um jovem”, explicou o médico Antonio de Barros Araújo Filho.