10/06/2022 16:02
O mês de junho chegou trazendo um mundo de cores, sons, sabores e muita alegria. É o período do ano em que o Brasil vivencia a riqueza cultural nordestina e, no Instituto Dom Barreto, não é diferente! A Escola abraça, por inteiro, o mês junino, veste as cores dessa linda comemoração e, neste ano, celebra o tema “Nossas terras, nossa gente, nossas raízes”.
Nos corredores do prédio Vaticano, sentimos a vibração da proposta junina em cada cantinho. A decoração do espaço é uma extensão dos projetos trabalhados em sala de aula, das turmas do 2º ao 5° Ano do Ensino Fundamental, e foi feita pelos próprios alunos. O homenageado especial em 2022 é o eterno cantor e compositor, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Em cada série, estão sendo desenvolvidas pesquisas e estudos especialmente para introduzir nossos brilhantes no planejamento trabalhado, como forma de assimilar e facilitar a compreensão. Todas as disciplinas também trabalham o tema junino correlacionando-o com os assuntos vistos em sala de aula.
Os Projetos Juninos do 2º ao 5° Ano do Ensino Fundamental

O foco do trabalho em sala de aula, nas turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental, foi a origem das festas juninas. Os dombarretanos compreenderam que o início dessa comemoração teve origem no período medieval, em que os europeus dançavam dentro dos castelos, como são apresentados nos contos de fadas. Foi uma tradição trazida pelos portugueses e que, misturada aos costumes dos africanos e dos indígenas, tomou um novo corpo no Brasil. Essa relação foi feita com os alunos, para que eles percebessem como se dá a construção das tradições culturais de um povo ao longo do tempo.
No Projeto de Leitura da turma, inclusive, os estudantes apreciaram o livro “A rendeira borralheira”, de Socorro Acioli, que recria a famosa história “A Gata Borralheira”, porém, dentro dos costumes nordestinos. No livro, o baile dá espaço à festa junina, abrilhantada ao som de Luiz Gonzaga.
No 3º Ano do Ensino Fundamental, as turmas foram às raízes nordestinas em uma viagem pela vida do sanfoneiro, cantor e compositor, Luiz Gonzaga, através de suas músicas. Os alunos estudaram a história de Luiz, a relação do cantor com o seu pai, Januário, o local onde ele nasceu, as letras e as principais parcerias. Ao longo do projeto, estão sendo trabalhados os elementos culturais.
O trabalho do 4º Ano do Ensino Fundamental segue uma linha muito semelhante à do 3º Ano. O projeto é baseado em Luiz Gonzaga, em suas parcerias e amizades. Os estudantes aprenderam que, além do brilhante artista que foi Luiz, ele também teve importantes parceiros na construção das letras de suas músicas. Com o auxílio de uma ferramenta virtual, os professores têm repassado, através de um mapa mental, uma contextualização da vida e da obra do Rei do Baião.
Nas aulas do 5º Ano do Ensino Fundamental, os alunos fizeram um mergulho na vida de viajante de Luiz Gonzaga. Até encerrar o mês, os alunos do 5º Ano terão uma programação voltada para o tema do projeto “Luiz Gonzaga canta a vida de viajante”. O estudo é baseado nos movimentos migratórios, assunto visto em sala durante as aulas de Geografia. Para a festa junina, os alunos irão dançar as mesmas músicas trabalhadas em classe, durante as aulas de cada disciplina, sobre a ida para São Paulo e para o Rio de Janeiro dos nordestinos de forma geral.
A culminância de todos os projetos trabalhados será as apresentações juninas de cada turma.
Quando a família abraça a proposta escolar


Nossos alunos estão vivenciando ricas experiências em meio a esse período. Além do envolvimento na sala de aula, muitos estudantes expandiram os estudos sobre o tema para além dos muros da Escola, compartilhando conhecimentos e vivenciando experiências com a família, como é o caso do aluno do 2º Ano do Ensino Fundamental, João Marcelo Cavalcante Araújo.
O aluno ganhou o livro “Os bichinhos de Luiz Gonzaga” do próprio autor, Wilson Seraine. Em casa, na companhia do pai e de sua mãe, João Marcelo faz a leitura diária do livro e, juntos, conversam sobre a história e as partes favoritas do livro e sobre a importância do músico para a cultura do nosso país.
João Marcelo contou sobre o que relata o livro e sobre a sua parte favorita: “o livro fala como os animais interagem, sobre o sertão e sobre a música “Asa Branca”. Ao final do livro, tem as músicas feitas por Luiz Gonzaga. A minha parte favorita é quando ele fala do cachorro, que é o melhor amigo do homem”. Quem acompanhou de perto a fala do aluno foi a coordenadora do Ensino Fundamental do IDB, professora Márcia Rangel, que se emocionou com o relato de João sobre o envolvimento da família com o projeto: “é isso que a gente quer! Que a família também participe!”.
Depois de muito aprendizado sobre a cultura junina e sobre as músicas de Luiz Gonzaga, aguardamos ansiosos o dia das apresentações dos nossos brilhantes.