Dia Internacional da Biodiversidade
Notícias

  22/05/2017 16:49

Dia Internacional da Biodiversidade

Nesta segunda-feira, 22 de maio, o mundo todo irá celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.

Todos os anos, o Dia Internacional da Biodiversidade tem um novo tema. Em 2017, o tema é “Biodiversidade e Turismo Sustentável”.

A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas.

A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar sua perda e, cada vez mais, preservá-la.

A extinção das espécies vivas presentes no planeta é um fenômeno natural que se inscreve no quadro do processo da evolução. Contudo, devido às atividades humanas, as espécies e os ecossistemas são hoje objeto de ameaças mais graves do que em qualquer outra época histórica. As perdas tocam principalmente as florestas tropicais, onde vivem 50 a 60% das espécies identificadas, assim como os rios e os lagos, os desertos e as florestas temperadas, as montanhas e as ilhas.

De acordo com as estimações mais recentes, tendo em conta as taxas atuais de desmatamentos, assistiremos ao desaparecimento de 2 a oito 8% das espécies vivas do nosso planeta nos próximos 25 anos.

Para proteger a fauna do Brasil, o governo federal assumiu, no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o compromisso de adotar medidas para prevenir a extinção de espécies por meio da Meta 12 de Aichi, relatório de preservação da biodiversidade que estabelece objetivos para o desenvolvimento sustentável. O intuito é que até 2020 o risco de extinção de espécies ameaçadas chegue próximo a zero, com melhoras significativas na situação de conservação daquelas que estão em declínio ou em alguma categoria de risco.