Projeto “Vista-se de Gentileza” traz exposição “Histórias que Inspiram” do CEIR para o Instituto Dom Barreto Notícias

  25/05/2017 16:18

Projeto “Vista-se de Gentileza” traz exposição “Histórias que Inspiram” do CEIR para o Instituto Dom Barreto

O projeto “Vista-se de Gentileza” 2017 tem proporcionado grandes emoções e muito aprendizado aos alunos e professores das turmas envolvidas. Isso é possível graças à integração com as instituições parceiras do projeto que compartilham em cada encontro um pouco de suas histórias inspiradoras.

Cada turma que compõe o projeto é parceira de uma instituição, como é o caso do 7º Ano do Ensino Fundamental, parceiro do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Esta semana a Instituição que atende a pessoas com deficiências físicas trouxe para o prédio do Instituto Dom Barreto a exposição “Histórias que Inspiram”, composta por quadros pintados por deficientes físicos atendidos pelo CEIR.

Além da fisioterapia, os pacientes recebem atendimentos diferenciados como parte do programa de recuperação. Música, dança e arte são algumas das atividades realizadas no centro como forma de trabalhar o psicológico dos pacientes, desenvolvendo cada vez mais a autoestima de cada um deles. O resultado da arte terapia pode ser conferido de perto nesta exposição que já passou por lugares como Teresina Shopping e Casa da Cultura e é fruto do trabalho de recuperação dos beneficiados pelo Centro.

Como forma de agradecer ao Instituto Dom Barreto pela integração vivenciada pela instituição e pelos alunos através do Projeto “Vista-se de Gentileza”, o Centro de Reabilitação presenteou o IDB com um quadro feito por um dos pacientes da arte-terapia. O quadro esta passando nas turmas que fazem parte do projeto. Essa migração acontece semanalmente e através dela os alunos têm contato direto com a arte e história da pintura apresentada.

Com o intuito de ajudar na continuação desse projeto, os alunos propuseram a realização de um leilão oculto para o quadro. Ao final do primeiro semestre de 2017, após a migração do quadro em todas as turmas, serão entregues envelopes para alunos e colaboradores do IDB, no qual colocarão uma quantidade de dinheiro de escolha pessoal. O ganhador do quadro será aquele que colocar a maior quantia no envelope e o lucro total do leilão será inteiramente revestido para o CEIR, como forma de manter as atividades realizadas na Instituição.

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM
O nome da exposição não foi escolhido por acaso. Basta conhecer a história de um dos autores das pinturas que é possível perceber que a inspiração transmitida por eles vai além das telas. O Felipe Araújo de 21 anos conta que a pintura foi a grande responsável por trazer sua autoestima de volta quando perdeu os movimentos das pernas. “A deficiência foi algo que me aconteceu muito rápido. Foi uma inflamação na medula espinhal. De um dia para o outro, quando tinha 12 anos, acabei perdendo os movimentos das pernas. (…) Eu fazia desenhos de personagens de desenhos animados, reproduzia eles. Quando cheguei na arteterapia, durante o tratamento, tive a oportunidade de ter mais contato com as obras renascentistas, barrocas, surrealistas. Isso trouxe de volta minha autoestima, me fez conquistar novas amizades, me fez descobrir um talento que até então eu não sabia que tinha. Foi fascinante”, ressalta.

ADQUIRA UM QUADRO E AJUDE A MANTER OS PROJETOS DO CEIR

Além de inspirarem com as histórias por trás das pinturas, a exposição que tem interessado a muitas pessoas pela qualidade dos quadros apresentados, disponibiliza a venda das obras para os interessados em adquiri-los ao final da exposição. Para adquiri-los, é necessário apenas entrar em contato com a professora Catarina Santos, uma das coordenadoras do Projeto “Vista-se de Gentileza”, através do número (86) 9 9925-9792.

Para saber mais sobre esta e outras atividades do CEIR

Acesse o site CEIR