Notícias
16/06/2017 20:22
Noite de premiação no Instituto Dom Barreto.
Os alunos do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio recebem, nesta sexta-feira, dia 16 de junho, no Ginásio Barretinho, as medalhas de Ouro, Prata e Bronze conquistadas na Olimpíada Canguru de Matemática 2017. No total, 321 alunos garantiram medalhas.
Na Olimpíada, 72 alunos conquistaram medalhas de Ouro, 128 medalhas de Prata e 121 alunos foram premiados com medalhas de Bronze. A Canguru de Matemática é uma competição em que estudantes, dos 7 aos 18 anos de idade, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha.
Um gigantesco número de estudantes em todo o mundo participa da competição, que tem chamado bastante atenção e entra no século 21 como uma das mais importantes ciências e com assombrosa capacidade multidisciplinar. Neste ano, foram 285.480 participantes no Brasil. Desse total, são premiados 6% em cada nível, sendo que 1% ganha ouro, 2% prata e 3% bronze. A mesma prova é realizada em mais de 50 países, sendo o número de participantes mundial superior a seis milhões de estudantes.
O IDB mais uma vez bateu o próprio recorde, uma vez que esta é a edição com o maior número de premiados. “Em 2014, foram 212 medalhas; em 2015 foram 197; em 2016 foram 262 e, neste ano, batemos nosso recorde, alçando o número de 321 medalhas”, comentou o professor e coordenador da disciplina de Matemática do IDB, Afonso Norberto.
Todos os eventos de Matemática, nacionais e mundiais, são grandes oportunidades. A ideia do concurso é mostrar que a matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.
Segundo o professor Afonso Norberto, a preparação para a prova consistiu somente em aulas normais vistas em sala, e parabenizou os dombarretanos por mais uma vez serem destaque na Olimpíada .
“Nossos Brilhantes Amanhãs estão de Parabéns pelo desempenho nesta conceituada Olimpíada. O que mostra que a cada dia eles estão mais e mais familiarizados com a Matemática, tornando-a parte do seu dia a dia como uma amiga que só lhes traz benefícios, brincando com problemas, descobrindo soluções e mostrando o seu desempenho. Para nós, é um grande orgulho vermos que nossos brilhantes estão incorporando o aprendizado sem medo, vencendo etapas que, às vezes, eles próprios acham impossível de ultrapassar e hoje veem que percorrem essas etapas, sem sentirem e, com isso, estão adquirindo autonomia no domínio matemático. Digno de orgulho a comunidade dombarretana”, exaltou Afonso.
Queremos parabenizar nossos brilhantes amanhãs que sempre nos surpreendem e, diariamente, nos orgulham com suas conquistas.
Confira a lista dos premiados AQUI.