Alunos e famílias do IDB visitam o Parque Nacional da Serra da Capivara
Notícias

  20/06/2017 20:41

Alunos e famílias do IDB visitam o Parque Nacional da Serra da Capivara

Por meio da disciplina de História e Geografia, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental estão estudando sobre os primeiros habitantes do Piauí. Para descobrir o modo de vida da civilização pré-histórica que vivia no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara, um verdadeiro “museu a céu aberto”, foi um dos temas centrais das discussões realizadas em sala de aula.  

Os alunos discutiram sobre os problemas que o local vem enfrentando e que podem acarretar sérios danos. Diante da realidade atual do Parque, os alunos foram desafiados a encontrar soluções que supram os percalços diagnosticados que impedem o bom funcionamento do local. No entanto, a professora Rosa Neres, responsável pelo projeto, não contava com o auxílio dos pais dos alunos para que os dombarretanos pudessem entender de forma mais abrangente o que estava sendo tratado em sala de aula.

Um grupo, com cerca de vinte pais, planejou e realizou uma viagem, no feriado do dia 15 de junho, com os filhos, alunos da disciplina, ao Museu do Homem Americano, na Serra da Capivara, esse espaço tão importante para nosso Estado e para todos que prezam pela história da humanidade.

A professora Rosa Neres contou, emocionada, sobre a iniciativa dos pais: “Eles aceitaram o desafio! Foi extremamente positivo. As crianças sentiram a discussão mais presente. Compreenderam ainda melhor o que estávamos falando em sala de aula. Elas participaram e disseram o que viram lá, deram seus depoimentos a respeito do que vivenciaram; bem como suas opiniões diante do que presenciaram”.

No Parque Nacional da Serra da Capivara existem, além de riquíssimas paisagens, milhares de registros e documentos sobre as formas de vida daqueles, que são nossos antepassados mais distantes. Pelas centenas de sítios arqueológicos e, sobretudo, pelo trabalho incansável dos pesquisadores que nele trabalham, Em 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

“Entretanto, apesar do parque ser uma região que conta com uma fauna e flora riquíssimas, de possuir monumentos geológicos singulares e ser considerado o principal complexo arqueológico das Américas, o funcionamento do parque está em risco, já que enfrenta sérias dificuldades financeiras”, acrescenta a professora Rosa Neres que acompanhou o grupo. 

 

O reconhecimento do Parque Nacional da Serra da Capivara chegou ao turismo científico nacional e internacional. Impossível resistir a inúmeras belezas e riquezas dos sítios arqueológicos, objetos de interesse e curiosidade em todo o mundo.