Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental estudaram, durante o mês de junho, na disciplina de Língua Portuguesa e Produção Textual, todos os aspectos envolvendo o Cyberbullying, com o foco na prevenção e na legislação. Hoje, no Convívio Cultural, as turmas se reuniram para assistir a palestras sobre o tema e a uma dramatização que abordou situações comuns de bullying virtual, que precisam ser combatidas no ambiente escolar.
A ideia é que os alunos sejam multiplicadores de boas práticas digitais. Como exercício, eles criaram um perfil no instagram, “NaoAfaltaDeEtica”, com conteúdos sobre o tema. A disciplina foi precisa na abordagem e na ampliação do tema para aspectos éticos. Os alunos trataram disso quando produziram o conteúdo digital e a dramatização do tema dentro da disciplina. “Furar fila, estacionar em vaga prioritária, comprar produtos piratas e outros tantos deslizes éticos, são erros também. Precisamos conversar, pensar e agir sobre isso, na busca por cidadania”, acrescenta Luana Camargo. O objetivo da abordagem desse tema transversal é discutir sobre integridade, judicialização da vida e respeito ao outro.

Para a profa Luana Camargo, “a atividade colabora na conscientização dos alunos sobre a importância do respeito que precisa ser diário, principalmente nas redes sociais. Esse é um tema que as escolas precisam conversar com os alunos. Foi um mês intenso de reflexões e aprendizados sobre respeito”, disse. A professora esclarece que é necessário identificar o que são injurias, difamações e calúnias e, em especial, quando uma brincadeira ofende. Isso acaba gerando isolamento da vítima, que sofre em silêncio. “É importante conhecermos nossos direitos, crianças e adolescentes também”, disse a professora.