IDB promove curso para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática.
Notícias

  28/06/2017 18:40

IDB promove curso para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática.

O Instituto Dom Barreto recebe hoje(29) e amanhã (30), os professores de Matemática da Unidade Escolar Augustinho Brandão, da cidade de Cocal dos Alves, Antônio Cardoso do Amaral e Raimundo Alves de Brito. Eles ministram um curso de preparação para a Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que, em 2017, terá a participação de escolas privadas de todo o Brasil. 

Antônio Cardoso do Amaral e Raimundo Alves de Brito são referências da Matemática no Estado, Mestres em Matemática pela Universidade Federal do Piauí e com grande experiência na OBMEP. 

“Comecei a conversar com o professor Afonso desde o ano passado, quando soubemos que a OBMEP iria receber alunos da rede privada. Somos de um Estado onde os profissionais são bem unidos. A Unidade Escolar Augustinho Brandão já participa há doze anos. E, pela primeira vez, o Instituto Dom Barreto participa desta Olimpíada. Então, neste momento, estamos juntos na tentativa de trocar experiências, uma vez que a excelência dombarretana é reconhecida nacionalmente. É uma parceria em que a escola pública e a privada colocam o bem comum, que é o aprendizado dos estudantes, tentando envolver as melhores estratégias que têm dentro desses dois grandes centros, centros de excelência do ensino privado e do ensino público”, comentou o professor Antônio Cardoso Amaral.  

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. A prova da segunda fase está marcada para o dia 16 de setembro de 2017.

Amanhã o curso de 8h às 11h.

Durante o curso, o professor Antonio Amaral ficará responsável pelos alunos do 6º e 7º Anos, do Ensino Fundamental, e o professor Raimundo Brito irá comandar as turmas de alunos do 8º e 9º Anos.

O aluno que tiver interesse em participar, é só comparecer à escola. 

“É muito importante para os alunos participarem, porque esse é um momento em que eles já viram basicamente todos os conteúdos. Então, é uma oportunidade para aprofundarem os mais diversos assuntos que serão cobrados na prova. Isso fará diferença para eles no início de setembro, apesar de já termos feito o treinamento o ano todo. Mas a prova de Olimpíada é diferente, tem uma exigência maior”, concluiu o professor Afonso Norberto, coordenador de Matemática do IDB.