Estudantes do IDB participaram de simultânea de xadrez com Rafael Leitão Notícias

  08/08/2017 14:43

Estudantes do IDB participaram de simultânea de xadrez com Rafael Leitão

Com o intuito de incentivar jovens enxadristas, além de enaltecer o conhecimento dos participantes e reunir os jogadores da cidade, a Confederação Brasileira, juntamente com a Confederação Estadual de Xadrez, realizaram partidas simultâneas, no Instituto Dom Barreto.  O evento contou com a presença do maranhense Rafael Duailibe Leitão, enxadrista e heptacampeão brasileiro, detendo os títulos de Grande Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE e pela ICCF.

 

O IDB foi escolhido para sediar o evento devido ao histórico com o jogo. “A Escola é precursora. Foi a primeira do Estado a colocar o Xadrez como disciplina e levou o Piauí a ser o segundo Estado do Brasil a investir na área”, explicou o professor de xadrez da Escola, Júlio José.  “As partidas são oportunidades dos enxadristas jogarem com competidores fortes”.  

 

Uma Partida simultânea ou exibição simultânea é uma variação do xadrez onde um enxadrista-exibidor normalmente um Grande Mestre, enfrenta ao mesmo tempo um número determinado de oponentes (enxadristas-participantes) em tabuleiros distintos. Numa exibição regular, normalmente não são utilizados relógios para xadrez e os tabuleiros são dispostos lado a lado formando um círculo ou quadrado, para que o exibidor circula no meio entre os tabuleiros. Cada participante deve realizar seu movimento quando o enxadrista-exibidor chega ao tabuleiro. O exibidor pode fazer uma breve pausa antes de jogar, entretanto evitará pausas longas, pois tornará a exibição longa e cansativa. À medida que a exibição se estende, a chance de cometer um erro crasso devido ao cansaço aumentará por parte do exibidor, principalmente porque os participantes remanescentes são teoricamente os mais fortes.

 

Cinco dombarretanos participaram das partidas: Enrico Mendes, André Luiz Carvalho Silva, Camila de Botões Ramos e André Albuquerque Belfort, alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, e João Gabriel Soares Ferreira, da 3ª Série do Ensino Médio.

 

O heptacampeão brasileiro, Rafael Duailibe Leitão, afirmou estar feliz ao vir à Teresina e explicou a importância das partidas simultâneas. “Eventos como as simultâneas são muito importantes para motivar os participantes, incentivando-os a continuar os estudos e, também, pelo fato de ter a oportunidade de jogar com grandes mestres. Isso geralmente motiva mais os participantes. O xadrez é uma atividade extremamente interessante. Pode ser utilizado como passatempo e também como esporte. Existem muitos benefícios em você aprender o jogo e, como tudo na vida, para jogar bem é necessário estudar!”.

 

O dombarretano participante da simultânea, Henrico Mendes, contou um pouco sobre a experiência de estar frente a frente com um campeão como Rafael.  “Eu só tinha, até então, participado de um campeonato de Xadrez aqui no IDB e uma experiência como essa foi excelente, pois competi com um profissional como o Rafael, e isso trouxe um bom conhecimento. Ele foi a primeira pessoa que me deu xeque-mate”, concluiu o aluno.