18/09/2017 21:58
Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, do Instituto Dom Barreto, João Pedro Moura, Hélio Márcio Cabral, Paulo Maia Cortelazzi e Rhuan Pimentel, venceram a Etapa Estadual e conquistaram medalha de Ouro da Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 (OBR), na modalidade prática. Os brilhantes faziam parte da uma das cinco equipes que concorriam pela Escola, chamada Le Ninja. A competição foi realizada no Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Parnaíba.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Foram três dias de competição acirrada. os brilhantes estavam sob coordenação dos professores de Robótica do IDB Jenner Vaz silva e José Henrique Alencar. A Olimpíada, sendo disputada pela modalidade prática, estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs foram construídos pelos alunos, a partir do uso de kits robóticos.
Os dombarretanos competiram no Nível 1, que é voltado exclusivamente aos estudantes do Ensino Fundamental. Durante os três dias de competição, os brilhantes preparavam os robôs para resgatar vítimas de desastres. Em um ambiente hostil, o robô precisava ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios.

Com a missão cumprida e conquistando o maior número de pontos, os alunos conquistaram o primeiro lugar e levaram a medalha de Ouro. Mas para quem pensa que os alunos só estão comemorando, se engana. A Etapa Nacional será realizada de 7 a 10 de novembro, em Curitiba.
“A experiência foi muito boa. Nós fugimos da rotina. Tínhamos o treino, que durava em média de 1h40min. E, apesar da Olimpíada ter terminado, já estamos nos preparando para a Etapa Nacional. Afinal, são bem mais equipes competindo! Além, também, que os obstáculos para essa próxima fase serão maiores!”, explicou o aluno medalhista, Rhuan Pimentel.
As outras equipes, do IDB, também ganharam premiações especiais: Melhor Equipe Estreante, Melhor Equipe Inovação, Melhor Equipe Dedicação e Melhor Maker.
As outras equipes, do IDB, também ganharam premiações especiais: Melhor Equipe Estreante, Melhor Equipe Inovação, Melhor Equipe Dedicação e Melhor Maker. A RoBroca, formada pelos alunos Bruno Moraes de Sousa Ribeiro, Jonas Barbosa Ramos, João Augusto Moura Gomes, ganhou o prêmio de Dedicação. A equipe Bull Shark recebeu o prêmio de melhor Estreante, com os alunos Ian Pierot Magalhães, Marcos Vinicius Campos Rodrigues Cavalcante, João Felipe Garcia Moraes e Fábio Cavalcanti da Fonseca Filho.
Os brilhantes Roma Victor Olegário Aguiar , Felipe Marchetti Sinhoreli, José Gabriel de Oliveira Gomes complementavam a equipe Z.R.F., ganhadora do prêmio Maker. E na categoria Inovação, quem levou a premiação foram os alunos Athos Darcy Carvalho Fontenelle de Araújo, Luís Felipe Sales Machado, Lucas Moraes Sousa Nunes e Felipe Barros Sampaio, representando a equipe Lego H4C3R5.
Parabenizamos nossos alunos pelos esforços e comprometimento com os seus objetivos. Desejamos mais sucessos na próxima etapa!