Dombarretanos participaram da XV Jornada Espacial, em São Paulo
Notícias

  17/01/2018 16:19

Dombarretanos participaram da XV Jornada Espacial, em São Paulo

Com o objetivo de formar uma geração mais conectada à astronomia e à Astronáutica, os estudantes Catarina Luz Moura Ibiapina Barros e Igor Antunes Boson Paes, que cursam, respectivamente, a 1ª Série e a 2ª Série do Ensino Médio no Instituto Dom Barreto, foram convidados a participar da XV Jornada Espacial, que aconteceu em São José dos Campos (SP) entre os dias 10 e 16 de dezembro de 2017. O convite foi feito por conta do excelente desempenho dos alunos na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Apenas cinco estudantes do Piauí foram convidados para o evento.

A professora e coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental, Tatiane Brandão, participou da formação específica oferecida pelo evento a docentes.  “Estar no evento é o reconhecimento do empenho desses alunos. Foi uma formação magnífica para todos nós. Tivemos acesso a novas informações sobre Astronomia e Astronáutica, a palestrantes renomados, como o prof. Dr. Gilvan Sampaio e PRF. Dr. José Bezerra Pessoa Filho. Além de trocar informações sobre essas áreas de interesse com estudantes e professores de todo o país”, comentou a professora.
 
A programação da XV Jornada Espacial incluiu visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), à TV Vanguarda, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Além disso, os estudantes e os professores também participaram de palestras e oficinas com especialistas em foguetes, satélites e astronomia.

Para a aluna Catarina Luz a experiência foi enriquecedora, “tanto no âmbito acadêmico, com o contato com diversos especialistas da área aeroespacial, que trouxeram informações relevantes sobre vários assuntos inéditos , como no âmbito pessoal, já que, durante a Jornada, conhecemos e fizemos amizade com jovens de toda a parte do Brasil, compartilhando aprendizados e informações”, comentou a dombarretana.

A experiência não foi diferente para Igor Antunes. O aluno afirmou que a viagem foi única, por questões de conhecimento e também pela questão cultural. “Cheguei a conhecer a cidade de São José dos Campos, o ITA, o INPE, fora o contato que tive com vários outros alunos do Brasil inteiro. Essa viagem foi um sonho que se realizou, e que recomendo a todos que tentem o seu melhor porque uma experiência dessas é inesquecível”, concluiu o aluno.