30/01/2018 17:19
Foi divulgado ontem, 29/1, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU), principal porta de entrada em instituições públicas de educação superior para os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Em 2018, o Instituto Dom Barreto aprovou 62 alunos na primeira chamada.
Após o lançamento das notas, os alunos aprovados reuniram-se na Praça de Eventos do Instituto Dom Barreto e foram recebidos pela Bateria Cabulosa, formada pelos estudantes de Medicina da UFPI, para, juntos, comemorarem a aprovação. A coordenadora do Ensino Médio, Marcela Rangel, realizou o tradicional corte do cabelo dos aprovados e celebrou com os brilhantes dombarretanos.
Para o aluno Lucas Odon, primeiro lugar em Medicina, na Universidade Federal do Piauí, o processo de aprendizagem no IDB foi o grande diferencial para a aprovação. “O que me ajudou bastante, com certeza, foi o Instituto Dom Barreto. O plano de estudos, a base de conteúdos, as dicas, regras de conduta, orientações passadas pela Marcela Rangel, foram para mim o que me levou a essa aprovação. Eu estudei a vida toda no Instituto Dom Barreto e essa formação foi o diferencial para mim, porque o IDB dá muito suporte e auxilio aos alunos.”, afirma o dombarretano que sempre desejou o curso de Medicina.
O aluno Júlio Benício, aprovado em Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais e que fez a maior pontuação entre os alunos do IDB (823,52), iniciou sua trajetória na Escola Madre Maria Villac e encerrou o Ensino Médio no Instituto Dom Barreto. Ele conta que o caminho percorrido foi cercado de grandes incentivos e boas experiências. “Eu achava que ia me sentir um peixe fora d’água quando saí do Villac para vir para o IDB, apesar de ter a mesma estrutura e os professores serem praticamente os mesmos. Mas essa transição foi muito boa, muito suave e me ajudou a crescer em termo de amizade. Você vivencia uma nova fase, você aprende bastante com pessoas diferentes e uma atmosfera diferente. Eu cresci bastante.”, pontuou o aluno, que se considera vilaquiano e dombarretano de coração. “Eu sempre digo que o Villac me fez brilhante e o Instituto Dom Barreto me arrematou. O IDB pegou tudo o que eu tinha aprendido no Villac, colocou mais coisas, sintetizou todo esse conhecimento e me preparou para o vestibular.”
Relembrando toda a trajetória, Júlio falou sobre a gratidão, sobre as possibilidades que foram apresentadas a ele durante a vida. “Eu sou muito grato pelas oportunidades que Deus me deu. Eu não conheci o professor Marcílio Rangel, mas o projeto que ele criou me deu oportunidades brilhantes e não consigo imaginar o que eu seria sem a Escola Madre Maria Villac. A oportunidade de poder entrar no Villac, de ter uma escola de qualidade na periferia, para eu conquistar essa vitória é magnífica. E a oportunidade que o Instituto Dom Barreto me deu de vir para cá, de vivenciar uma nova fase, de mudar completamente aquela atmosfera em que eu já estava preparado, porque foram sete anos que eu passei no Villac, foi muito importante”.
Para os alunos que ainda irão fazer o Enem em 2018, o dombarretano deixa uma mensagem: “O resultado é fruto de uma ação e a ação é baseada em dois aspectos: emocional e intelectual. Na 3ª Série, o emocional é extremamente testado todos os dias. Não é o aluno mais preparado intelectualmente, talvez, que passe, mas aquele que tem um conteúdo intelectual e sabe levar bem o seu emocional. Porque tem pressão por todos os lados, dos pais, dos amigos, dos familiares, inclusive pressão própria. Eu digo que eu não fui o aluno mais preparado do ano passado, mas, com certeza, eu controlei melhor o meu emocional para brilhar o tanto que eu brilhei no Enem”.
A aluna Gabrielly dos Reis Macedo, aprovada em Engenharia Civil, na UFPI, conta que o ano foi de intensa preparação. “Esse ano, eu estudei especificamente na escola, pelas dicas e conteúdos que os professores iam explicando e aos finais de semana. O que mais me ajudou foram as revisões do assunto e oficinas.” A aluna falou ainda sobre como é importante manter a calma na hora da prova e durante todo o ano. “A dica é se acalmar e tentar extrair aquilo que você aprendeu, porque quando você fica nervoso, acaba que esquece. Durante o ano, é importante ir para as revisões e escolher o seu jeito de aprender. Eu me identifico, aprendo bastante vendo a explicação do professor, já outras pessoas preferem estudar em casa, no silêncio. Então, a pessoa tem que encontrar o seu jeito de absorver o conteúdo e focar nele.”
“A aulas no Instituto Dom Barreto, o curso de redação, o estudo em casa e os simulados, foram o diferencial para a minha aprovação, assim como o apoio em casa e o auxílio que recebi da Escola”, afirma o aluno Pedro Henrique, 1º colocado no curso de Direito, na Universidade Federal do Piauí. “A perseverança é fundamental e entender que você não está fazendo uma prova apenas para passar no vestibular, mas sim para ir em busca dos seus sonhos”, pontua o dombarretano.
O Instituto Dom Barreto parabeniza e se orgulha de todos os brilhantes que foram aprovados na primeira chamada do Sisu 2018.
Confira a Lista completa dos alunos do Instituto Dom Barreto que foram aprovados nas universidades públicas do país:
Medicina – Universidade Federal do Piauí
Medicina – Universidade Federal do Piauí (Campus de Parnaíba)
Medicina – Universidade Estadual do Piauí
Medicina – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco
Medicina – Universidade Federal do Maranhão (Campus de Pinheiro/MA)
Medicina – Universidade Federal do Maranhão (Campus de São Luís/MA)
Medicina – Universidade de Pernambuco
Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Medicina Veterinária – Universidade Federal do Piauí
Direito – Universidade Federal do Piauí (Turno Integral)
Direito – Universidade Federal do Piauí (Turno Noturno)
Direito – Universidade Estadual do Piauí (Turno: Tarde)
Direito – Universidade Estadual do Piauí (Turno: Noturno)
Direito – Universidade Estadual do Piauí (Piripiri/PI)
Direito – Universidade Federal de Uberlândia (Turno: Noturno)
Direito – Universidade Federal do Rio Grande Norte
Direito – Universidade Federal do Ceará
Engenharia Civil – Universidade de Pernambuco
Engenharia Civil – Universidade Federal de Minas Gerais
Engenharia Mecânica – Universidade Federal de Minas Gerais
Engenharia Civil – Universidade Federal do Piauí
Odontologia – Universidade Federal de Minas Gerais
Engenharia de Produção – Universidade Federal de São Carlos
FUVEST
Engenharia da Computação – Universidade Federal do Ceará
68. João Gabriel Soares Ferreira
Paz e Bem!