28/02/2018 16:19
Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto receberam a visita da historiadora, pesquisadora e presidente da Associação Sírio Libanesa no Piauí, Marta Tajra, para uma palestra especial sobre Imigração, onde pôde falar aos alunos um pouco da cultura síria e da sua vida no Piauí.
A palestra, realizada no Convívio Cultural, foi uma atividade complementar sobre o tema “Teresina, uma cidade acolhedora” da disciplina de História e Geografia que está sendo abordado em sala de aula nesse primeiro mês de aula.

Na ocasião, Marta falou sobre a chegada dos árabes ao Piauí e da grande contribuição que os imigrantes tiveram no desenvolvimento econômico e sociocultural da capital piauiense. Os sírios e libaneses migraram para o Brasil em meados do século XIX e tornaram-se grandes varejistas e industriais no país.
Os alunos ficaram entusiasmados com as informações e encheram a palestrante de perguntas sobre modo de vida dos sírios, alimentação, estilo musical, trabalho e estudos.
Para Marta, a iniciativa foi de extrema importância para que os alunos conhecessem melhor essa parte da história piauiense e como a imigração foi importante para o desenvolvimento do Estado no setor econômico e comercial. “Esta imigração foi fundamental. Eles vieram com técnicas totalmente diferentes de comercializar. E isso influenciou muito para o desenvolvimento do Piauí”, concluiu Marta.
Ao final da palestra, os alunos puderam experimentar salgados famosos da cultura árabe. Os dombarretanos se deliciaram com o sabor árabe e adoraram a palestra!