13/03/2018 21:19
Você sabe quem foi Paulo Leminski? Leminski foi um poeta, escritor, tradutor e professor brasileiro, nascido em Curitiba, no ano de 1944. Fascinado pela cultura japonesa, era faixa preta de caratê. Ele ficou conhecido pelo jeito próprio de fazer poesia usando rimas, trocadilhos e brincadeiras com ditados populares. Professor de História e de Redação, contribuiu também para a MPB escrevendo letras de músicas, chegando a ser parceiro de Caetano Veloso nas composições. E são as obras deste poeta que dão luz e vida a exposição “MÚLTIPLO LEMINSKI”, desenvolvida pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto.

A exposição, que traz como subtítulo “Leminski In Color | Limites ao léu”, possui frases do autor distribuídas por todos os lados, além de diversos cartazes com figuras coloridas pelos alunos, que também recriaram algumas poesias. Utilizando a técnica da interferência, os alunos, divididos em grupos, receberam uma caricatura de Leminski com um passarinho azul; eles tinham a missão de colorir e recriar a caricatura recriando, no lugar do passarinho, um elemento que constasse na poesia que estava sendo recriada por eles. O resultado foi uma mostra de criatividade, textura, cores e formas.

Segundo Conceição Nery, professora que organizou a exposição, o projeto traz muitos benefícios para os alunos: “Ele desperta a criatividade, a escrita, a percepção, a observação e o poder de se relacionar. A partir do momento em que o aluno ler e interpreta a poesia, ele desenvolve habilidades preciosas que são contempladas em classe de forma lúdica e prazerosa. Desta forma, eles começam a potencializar a compreensão do texto literário, estabelecendo uma relação que aguça o olhar dos alunos para novas dimensões”, pontuou.
A exposição inicia nos corredores próximos à Diretoria e segue até o andar de cima do Prédio Deus Quer.
Paz e Bem!