21/05/2018 21:19
Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, do Instituto Dom Barreto, após a leitura do romance “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, se sentiram estimulados a criar algumas versões da protagonista Macabéa, uma nordestina enigmática que muito chamou a atenção dos estudantes. A partir da criação, surgiu uma bela e íntima exposição, na Praça do Cristo, do IDB Centro, que mostra a visão dos alunos diante da personagem do livro Clariceano.
Com base nas várias informações que o narrador dá acerca da personagem, nos seus momentos mais distintos, alegres e tristes, como também, por exemplo, no momento em que ela morre e vomita uma estrela de mil pontas, os alunos deixaram a imaginação ir bem longe a respeito dessas e de muitas imagens que Macabéa suscita. Desta maneira, partindo da imaginação, cada aluno criou Macabéas das mais variadas formas.

O intuito da exposição é aprofundar mais a visão Clariceana, já que é uma autora universal muito cobrada em vestibulares, e também estimular a criatividade dos dombarretanos a respeito do objeto de leitura para que esta se corte cada vez mais vivaz e estimulante.
Para a professora de Literatura da turma, Conceição Nery, que estimulou a leitura e contribuiu para dar asas à imaginação dos nossos brilhantes, os trabalhos surpreenderam. “Os alunos deixaram aflorar a imaginação e, em alguns momentos, usaram até as cenas do livro e resolveram fazer uma concatenação entre as imagens que entregaram, usando o ícone da estrela do título como carro chefe e algumas máximas Clariceanas”, explicou a professora.
Conceição Nery ressalta, ainda, que a iniciativa é “muito importante, pois as crianças vão associando o livro ao conhecimento de mundo. E isso é muito estimulante. O lúdico, caminhando lado a lado com a leitura favorece o aprendizado”, concluiu a professora.
Apreciem o belo e encantador trabalho dos nossos alunos!