Alunos do IDB são premiados na Olimpíada Brasileira de Biologia 2018
Notícias

  22/05/2018 21:19

Alunos do IDB são premiados na Olimpíada Brasileira de Biologia 2018

Os alunos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e do Pré Enem, do Instituto Dom Barreto, participaram nesta terça-feira, 22 de maio, da cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada no Convívio Cultural. Seis dombarretanos receberam medalhas de Bronze pelo desempenho na competição.

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é um concurso externo promovido atualmente pelo Instituto Butantan e anteriormente pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO), e tem como objetivo despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos; aproximar a Universidade do Ensino Médio e permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social.

 

Na ocasião, estava presente a diretora do IDB, professora Stela Rangel, a coordenadora do Ensino Médio, Marcela Rangel, o coordenador da disciplina, Francisco Soares Neto, o coordenador estadual da OBB, Lyndon Johnson, e os demais professores de Biologia da Instituição. O professor e coordenador da competição, Lyndon Johnson, agradeceu aos dombarretanos premiados pela confiança e incentivou-os para as próximas etapas.

Neste ano de 2018, foram distribuídas 60 medalhas em todo o Brasil. Das 60 medalhas, 6 são dos alunos do Instituto Dom Barreto, ou seja, 10% dos medalhistas são nossos “brilhantes amanhãs”.

A OBB é dividida em três fases diferentes. Na Primeira Fase, os alunos realizam uma prova composta por 30 testes de múltipla escolha abordando todo o conteúdo de Biologia contido no site da Olimpíada. Já na Segunda, a prova é composta por 100 testes de múltipla escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da Primeira Fase.

Na Terceira, e última Fase, os 15 primeiros colocados na fase anterior são capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Essa avaliação corresponde a 50% da nota final da Terceira Fase. Os participantes ainda fazem uma prova composta por 20 questões de múltipla escolha elaborada pela equipe Butantan, em que cada questão apresenta 4 proposições que devem ser classificadas como Verdadeiras ou Falsas. Esta prova corresponde aos outros 50% da nota.

Confira abaixo os medalhados na OBB 2018:

MATHEUS DO VALLE ALMEIDA PIRES CARDOSO – BRONZE 

CARLOS EDUARDO SALAZAR RIBEIRO – BRONZE

CLARA CARDOSO MAIA DE GRAMMONT – BRONZE

ANA BEATRIZ RAMOS MILHOME – BRONZE

LETICIA OLIVEIRA PEREIRA – BRONZE

GLEYDSON MIRANDA FERNANDES – BRONZE