04/09/2018 21:19
Durante o último fim de semana, 4 equipes do Instituto Dom Barreto, formadas por alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, participaram da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu na Universidade Federal do Piauí. As equipes que participaram foram: Le Ninja, Error 404, Cyber_d e Grupo Hawking. Acompanhados pelos professores Jenner Vaz e Henrique Moura, desde março, os alunos vêm se preparando para o evento.
“O grande diferencial desta Olimpíada é que ela é prática e realmente exige a participação de toda a equipe. Aliás, a independência é altamente exigida tanto nas aulas treino como na própria OBR. Durante a Olimpíada se quer o professor pode orientar seus alunos diante dos problemas que surgem. Isso incentiva a capacidade de resolução de problemas, estimulando sua própria independência.”, afirma o professor Jenner Vaz.
Neste ano, os participantes concorreram com alunos do 9º Ano e do Ensino Médio/Profissionalizante no nível 2 da Modalidade Prática. Na Etapa Regional/Estadual, pelo menos uma equipe de cada nível classifica-se para a Etapa Nacional. Confira a tabela com os resultados da Etapa Regional/Estadual:

A Etapa Nacional é sempre realizada em conjunto com outros eventos nacionais de Robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial, realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR. A realização dessa final conjunta é, por si, um estímulo aos jovens finalistas da OBR, que ficarão em contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento.
O aluno Marcos Vinícius conta que seu grupo teve dificuldades, que, ao logo do processo, foram superadas transformando-se em incentivos para uma boa realização do trabalho. “No começo, o meu grupo teve dificuldades para fazer o projeto, mas depois fomos superando. Eu tive algumas dificuldades, que consegui superar com a ajuda dos meus amigos. Aprendemos a trabalhar melhor em equipe e com os erros que meu grupo cometeu. Por isso, no próximo ano, o nosso grupo estará melhor”, afirma.
A aluna Isadora Paulino conta que a experiência foi única: “Participar dessa Olimpíada foi muito gratificante, principalmente pela grande oportunidade concedida pelo Instituto Dom Barreto e pela experiência que foi adquirida no momento. Foram mais de seis meses de preparação. Em todas as aulas nós buscamos aprimorar os nossos robôs para no dia obtermos sucesso, como aconteceu. Aprendi bastante sobre o trabalho em equipe. Mesmo com o tempo “corrido” das aulas nós nos esforçamos bastante e começamos a buscar mais e mais conhecimentos. Aprendemos também que tudo é possível, basta acreditar e se esforçar bastante!”
SOBRE A OBR
As olimpíadas científicas são iniciativas para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens e utilizada em praticamente todo o mundo. Além da difusão, as olimpíadas realizam muitas outras atividades e, em muitos casos, são também atores no processo de atualização dos professores e escolas. A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, criada e gerida por voluntários da comunidade de robótica.
Divulgar a Robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.
Parabenizamos aos nossos brilhantes pela dedicação!
Paz e Bem!
Fonte: ://www.obr.org.br/pi/