Realizada a entrega das medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática e da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2018
Notícias

  18/09/2018 20:19

Realizada a entrega das medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática e da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2018

Foi realizada na última segunda-feira, 17 de setembro, a segunda etapa da Solenidade de entrega das medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática 2018. Na ocasião, os dombarretanos também receberam as medalhas referentes à Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2018. O evento aconteceu no Ginásio Barretinho e reuniu alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio.

 

Os alunos foram premiados pela Olimpíada Canguru em quatro diferentes modalidades: Honra ao Mérito, Bronze, Prata e Ouro. Foram, no total 426 medalhas, sendo 129 de Honra ao Mérito, 121 de Bronze, 112 de Prata e 64 de Ouro. A primeira etapa da premiação foi realizada no dia 25 de agosto, para os alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Ao todo, juntando as duas etapas das premiações, foram 567 alunos premiados pela Canguru este ano.

Já pela Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, ao todo foram entregues 212 medalhas. Os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental conquistaram medalhas de Prata, e os do 7º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio receberam medalhas de Ouro.

 

Foi uma noite significativa para o Instituto Dom Barreto e para todos os familiares dos nossos brilhantes amanhãs.

SOBRE A OLIMPÍADA CANGURU DE MATEMÁTICA 2018

 A Olimpíada Canguru de Matemática é uma competição em que estudantes de 7 aos 18 anos de idade podem participar, em seis categorias etárias diferentes, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha, relativamente fáceis, em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Mas, talvez, a diferença mais óbvia seja a de que a Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e divertida.  A principal missão da Olimpíada é a de popularizar a Matemática pelo mundo, especialmente entre os estudantes que não se tornarão matemáticos profissionais.

OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS

 A Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras é a edição Brasileira da Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1989 na França e é uma competição de matemática que atinge os últimos anos do Fundamental I e II e o Ensino Médio. A competição oferece exercícios que estimulam  a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação. Mostrar a importância das línguas modernas, promover o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo são alguns dos objetivos principais da Olimpíada.