26/11/2018 12:25
Que se abram as cortinas! É hora de mergulharmos em um universo mágico. Hoje, dia 26 e amanhã, dia 27 de novembro, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental darão vida, no palco do Teresina Hall, à 37ª Edição da Festa do Livro que, neste ano, terá como tema “As aventuras de Pépin, o pequeno peregrino.”. Um universo mágico de encantamento espera por pais, familiares e amigos durante duas noites.
Aqueles que abrilhantarão o palco no primeiro dia do espetáculo serão os alunos das turmas da manhã e, na terça-feira, os alunos das turmas da tarde. Todos eles irão mostrar que os dias e horas de ensaios incansáveis valeram a pena!
O musical “As aventuras de Pépin, o pequeno peregrino.” narra a peregrinação de Pépin, criatura moldada por um velho alquimista, e que parte na busca de desvendar os segredos escondidos nos corações humanos. Vestido como um peregrino, e nas costas de um cão chamado Fédon, Pépin percorre aldeias medievais, grandes cidades e florestas sombrias. E como uma esponja, ele absorve o encanto da alegria, da felicidade e da solidariedade. Mas, também, descobre que no mundo há coisas ruins, como raiva, tristeza, medo, solidão, arrependimento, desespero, vaidade, egoísmo e crueldade.
A Festa do Livro do Instituto Dom Barreto é uma tradicional comemoração à finalização do período de alfabetização das crianças. Nela, os alunos produzem um livro – por isso o nome da festa – em que eles são os autores. Seus textos são originais e inspirados em toda a cultura letrada infantil: contos de fadas e clássicos da literatura.
“É uma festa para comemorar a consolidação de escrita textual. O livro vai com um texto de cada criança, que é original (não é uma recontagem). Então, o nosso trabalho da Festa não começou agora, começou em setembro, quando demos início às produções de textos, dávamos as propostas e ideias e ensinávamos a eles tudo que estava relacionado à escrita dos textos. Eles escreviam os textos e, depois, passávamos pela segunda etapa, que foi a seleção do material e, reescrita para melhorar, e, assim, termos um texto com mais sequência. Aconteceu todo um trabalho de escrita do texto”, conta a professora Ângela Miranda, do 1º Ano do Ensino Fundamental.
A professora conta, ainda, que a preparação para o grande dia aconteceu através de muito esforço e dedicação por parte de todos os envolvidos. “Essa etapa que vivenciamos (da preparação) é mais sobre a festa mesmo, porque estudamos a história desse momento. Na época de ler os textos, nós lemos o conto que inspirou a temática do espetáculo. Todas as turmas fizeram a leitura do livro completo, depois, por meio de conversa e releitura de textos, nós explicamos o que cada capítulo, o sentimento representava, como as emoções, conversando com eles e lendo os textos. Eles estudaram o texto, e fizeram a gravação de falas e ensaiaram a encenação. Dessa forma, todo o processo de preparação para esse momento foi intenso. Foram várias atividades realizadas a fim de prepará-los. Nessa hora, a gente sente a evolução, o amadurecimento deles, porque notamos os alunos empenhados em fazer, em tentar. É um momento de muito esforço, tanto nosso quanto deles.”, completa a professora.
E hoje, é o grande dia de ver o resultado de meses de trabalho, esforço e dedicação. Estamos, portanto, ansiosos para ver de perto a magia que tomará conta do espetáculo. Prepare seu coração para receber muito amor e encantamento na Festa do Livro 2018!
Paz e Bem!